Atenção: o acesso ao conteúdo gratuito está disponível para início a qualquer momento. A próxima turma para o Programa de Certificação (acesso Premium) tem inscrições abertas até dia 30 de abril. Os inscritos após esta data iniciam seu Programa de Certificação na primeira semana de maio.

Sobre o curso

Fundação Lemann e Instituto Península

Neste curso, os participantes terão a oportunidade de aprender a partir de experiências reais. Essas vivências compartilhadas serão momentos de reflexões sobre os modelos de Ensino Híbrido e sua relação com a personalização do ensino a partir do uso de tecnologias digitais.

  • Aproximação da realidade escolar com o cotidiano do aluno;
  • Maior engajamento dos alunos no aprendizado;
  • Melhor aproveitamento do tempo do professor;
  • Ampliação do potencial do professor para intervenções efetivas;
  • Planejamento personalizado.

Os participantes que buscam uma experiência de aprendizagem mais completa, com tutoria e certificação, podem acessar o link www.ensinohibrido.org.br.

OBJETIVO
PÚBLICO-ALVO
DINÂMICA
AVALIAÇÃO
PRÉ-REQUISITO

  • Proporcionar ao professor o contato com modelos de organização e encaminhamento didático de uma aula em que a utilização das tecnologias digitais, de forma integrada ao currículo escolar, possibilite momentos de personalização do ensino;
  • Apresentar aos professores resultados de experiências práticas de personalização do ensino com uso das tecnolgias digitais, permitindo que não só as conheçam como aprendam a utilizá-las na sala de aula;
  • Estimular a experimentação e a troca de experiências entre o grupo de professores envolvidos no curso.

O curso é especialmente recomendado a professores da Educação Básica, que lecionam em turmas de Ensino Fundamental e Ensino Médio, e que têm interesse no uso das tecnologias digitais em sala de aula, buscando aprimorá-lo e integrá-lo ao currículo escolar.

A metodologia do curso é baseada na apresentação de vídeoaulas sobre os temas envolvidos com a implementação do Ensino Híbrido, enriquecida por depoimentos de professores e alunos e pela análise de experiências realizadas por professores que utilizam a proposta em sala de aula. Além disso, estimula-se a discussão em fóruns sobre os assuntos estudados. Cada um dos módulos finaliza com um desafio, que é uma proposta de experimentação para que o professor possa aprender na prática a metodologia proposta e compartilhar com outros professores do Brasil suas experiências.

Exclusivo do Programa de Certificação:
Os estudantes do programa de certificação contam com acesso a um fórum de discussão exclusivo, com a participação de professores tutores especialistas nos temas do curso. Além disso há um acompanhamento personalizado do tutor que irá discutir os planos de aula e experimentações sugeridos nos desafios de cada um dos módulos.

Exclusivo do Programa de Certificação: A avaliação será composta de atividades individuais e em grupo a serem realizadas após e durante a discussão dos temas; upload de vídeos e outros exercícios indicados ao longo do curso.

O curso é recomendado a profissionais e estudantes de nível superior, porém, não há restrições de acesso. Qualquer pessoa com interesse nos temas pode cursá-lo, tanto no modo aberto, quanto no Programa de Certificação.

Instituições Parceiras

Fundação Lemann e Instituto Península

Fundação Lemann

A Fundação Lemann é uma organização sem fins lucrativos, criada em 2002 pelo empresário Jorge Paulo Lemann. Contribuir para melhorar a qualidade do aprendizado dos alunos brasileiros e formar uma rede de líderes transformadores são os grandes objetivos da instituição. Para cumprir essa missão, a Fundação aposta em uma estratégia que envolve quatro áreas complementares de atuação: inovação, gestão, políticas educacionais e talentos.


Instituto Península

O Instituto Península nasce em 2010 com objetivo de canalizar em uma única frente o investimento social dos membros da família Abilio Diniz. Desta forma, recursos e esforços são potencializados em prol das causas que interessam e mobilizam a todos: educação e esporte.


Instituto Clayton Christensen (apoio)

O Instituto Clayton Christensen é um think tank apartidário sem fins lucrativos, dedicado a melhorar o mundo através de inovação disruptiva . Fundada sobre as teorias do professor de Harvard Clayton M. Christensen , o Instituto desenvolve ferramentas exclusivas para a compreensão de muitos dos problemas mais prementes da sociedade, como educação e saúde.

Conteúdo programático

Apresentação
Ensino Híbrido
Professor
Espaço
Estudante
Tecnologia
Avaliação
Cultura
Gestão
Juntando as partes

Coordenadores e professores

Professor Adolfo Tanzi

Graduado em educação na Broward Community College, Flórida – EUA e licenciado em Letras: Inglês/Português pela PUC-SP. Mestre em Linguística Aplicada na área de concentração: Linguagem e Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Doutorando em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP e pós-graduando em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD pela Universidade Federal Fluminense. Tem focado seus estudos na arquitetura de ferramentas tecnológicas, de escolas tradicionais x pós-moderna e em diferentes ambientes de aprendizagem baseado nos estudos bakhtinianos e vigotskianos e na pedagogia dos Multiletramentos. Consultor na Fundação Lemann , atuando junto ao Instituto Península no Grupo de Experimentações em Ensino Híbrido.

Professor Fernando Mello Trevisani

Licenciado em Matemática pela Universidade de São Paulo; mestre em Tecnologias e Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista. Professor de ensino médio e curso pré-vestibular em escolas particulares. Possui experiência como professor universitário de cursos presencias e a distância e também no desenvolvimento de plataformas educacionais na área de matemática. Consultor da Fundação Lemann, atuando junto ao Instituto Península no Grupo de Experimentações em Ensino Híbrido e no projeto Khan Academy nas Escolas.

Professora Lilian Bacich

Licenciada em Ciências pela Universidade Presbiteriana Mackenzie; Licenciada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo; Mestre em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Doutoranda em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento pela Universidade de São Paulo, realiza pesquisa sobre Ensino Híbrido e as implicações das tecnologias digitais na formação de conceitos. Professora de Pós-graduação de cursos presencial e a distância em universidades particulares. Consultora do Instituto Península atuando com a Fundação Lemann no Grupo de Experimentações em Ensino Híbrido.

Treinamento corporativo: leve este curso para sua empresa

Conheça nossas condições especiais para empresas. Escreva para treinamento.corporativo@veduca.com.br

Vantagens

  • flexibilidade
    cursos permanentemente disponíveis on-line, e que podem ser iniciados em qualquer época do ano
  • linguagem moderna
    formato e didática desenvolvidos especialmente para uma nova geração de profissionais e estudantes
  • escala
    treinamento de alta qualidade para empresas e equipes profissionais de todos os portes
  • personalização
    produção de estudos de caso customizados, com exemplos e contexto relacionados à realidade da empresa ou setor
  • economia de tempo e recursos
    capacitação e aperfeiçoamento que se encaixa à rotina de cada colaborador, sem gastos com deslocamento, sem a necessidade de parar equipes inteiras para participação em eventos de treinamentos corporativos

Mais informações sobre o curso

Baixe a ficha do curso
Programa de Certificação

Conteúdo do programa e mais:

  • conteúdos exclusivos
  • tutoria personalizada
  • sessões on-line com professores
  • estudos de caso
  • fórum de discussão exclusivo
  • materiais complementares
  • provas online
  • certificado pela instituicao parceira

Matrícula + Mensalidades

4 x R$ 132,75 à vista R$ 477,90

É preciso aguardar nova turma. Registre seu interesse no botão acima para receber novidades.